quinta-feira, 8 de julho de 2010

Arduino, Motor drive shield-L298N

Plataforma robótica de baixo custo com Arduino

Como desenvolver uma plataforma robótica controlada por 'Infrared' (IR) de baixo custo e fácil construção e que possa ser utilizada em diversos outros projetos.


Com poucos componentes é possível integrar duas estruturas muito comuns hoje no mercado e reduzir o custo de forma significativa com excelente qualidade.


A primeira estrutura escolhida é bem conhecida e fácil de identificar pois sua idéia se baseia em partes que se encaixam permitindo inúmeras combinações e diversos tipos de projetos.


A segunda estrutura também é muito conhecida, e estão disponíveis no mercado através de várias empresas com qualidade excelente e com diversos acessórios (shields) que facilitam a maioria dos projetos autômatos. 


Essas duas estruturas já conhecidas no mundo mecatrônico, combinadas tornou possível a realização de projetos como o descrito a seguir.

Materiais:
Plataforma Arduino (Atmega 328);
Motor drive shield  - L298N;
Servos com rotação contínua;
Sensor de 'Infrared' (IR);
Duas baterias de Íon lítio, 3,6v;
Placas de plásticos, lacres plásticos, pequenos parafusos, fios e conector modu adaptado;
Controle remoto de televisão.
Caso não seja possível encontrar servos de rotação contínua, é possível adaptá-los para rotação contínua conforme descrito anteriormente sob o título de “Como modificar Servos-Motores para movimentos giratórios contínuos”.

De posse dos servos, o próximo passo é montar a estrutura que formará a base da nossa plataforma, utilizando pequenos parafusos para fixar as rodas no eixo dos servos e o servo na estrutura de plástico, imagens 01, 02 e 03.

A seguir, a adaptação do Arduino e Motor shield  em uma base  plástica recortada e perfurada para adaptar na estrutura da plataforma robótica, imagens 04, 05 e 06.

Após a montagem da estrutura com os servos, rodas, adaptação do Arduino e “shield”, vamos construir a fonte de alimentação que é composta de duas baterias de Íon lítio de 3,6v presas por dois , lacres plásticos e uma placa plástica entre elas para a fixação na plataforma robótica, imagens 07 e 08.

A próxima e última etapa é a fixação do sensor de “infrared” e a ligação de todos os componentes mecatrônicos conforme a seguir: Conectar os servos na porta 4 e 5 do “shield”, conectar o sensor de “infrared” na porta 7 do arduino também através do “shield”. Conectar as baterias em série para obter o dobro da voltagem (7,2v) e ligar através do conector modu ao arduino. Deve ser observada a polaridade do conector do Arduino com o modu, para que não ocorra inversão dos pólos, é conveniente colar uma guia no lado de cima do modu como garantia, imagens 09 e 10.


Com esse documento, foi possível mostrar com poucas adaptações e baixo custo que é possível desenvolver plataformas robóticas que poderão ser utilizadas em diversos projetos de fácil construção e resultados satisfatórios.




[]'s, Marcelo Victorio de A. Costa